ACEB se reúne com os segmentos do futebol

3 anos Anterior written by

A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ACEB), representada por seu presidente Eraldo Leite, participou no último dia 10 de novembro, em São Paulo, do segundo encontro dos segmentos esportivos que estudam propostas de modernização e aperfeiçoamento do futebol brasileiro.

Participaram ainda do evento, segmentos representativos dos atletas, treinadores, árbitros, executivos, clubes e representante do Governo Federal. No encontro, surgiram as primeiras propostas efetivas, que serão levadas à CBF para apreciação da Entidade que dirige o futebol brasileiro.

Uma preocupação comum a todos os segmentos continua sendo o calendário dos campeonatos brasileiros. Com jogos demais e datas de menos, é preciso encontrar um modelo que permita, por exemplo, jogos da seleção sem prejuízo dos clubes. A ideia é deixar espaço suficiente para que quando a seleção jogar, não haja jogos de campeonatos.

A Federação Nacional dos Treinadores, presidida pelo ex-jogador Zé Mário, chamou a atenção para a insegurança contratual dos técnicos e ressaltou a necessidade de maior rigor na formação do treinador. A entidade defende uma normatização que permita ao treinador ser reconhecido pela CBF, pela Conmebol e pela Fifa. Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional dos Atletas, apresentou a preocupação com a rescisão de contrato sem justificativa dos jogadores e prega a adoção de multas severas para o infrator.

Já Ocimar Bolicenho, presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, defende a regulamentação da profissão e a formação de novos gestores. Enquanto Marco Antonio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, quer autonomia para os profissionais, hoje vinculados às federações de futebol, mas que, todavia, não assinam suas carteiras de trabalho.

Mustafá Contursi, presidente do Sindicato dos Clubes de Futebol, participou do encontro e explicou que sua entidade serve de representação junto aos Poderes na Nação, acrescentando que pode contribuir com sua experiência e representatividade perante as instituições esportivas.

O presidente da ACEB, Eraldo Leite, apresentou proposta de um seminário que reúna os diversos segmentos do futebol para ajuste de procedimentos na cobertura jornalística. Hoje há uma série de restrições que dificulta o acesso do jornalista às fontes de informação. Falou ainda sobre um calendário mais enxuto, sem a Copa Sulamericana e com os Estaduais mais curtos (com apenas 14 clubes em São Paulo e 10 clubes no Rio).

Participaram do evento a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), Federação Nacional Profissional dos Atletas de Futebol (FENAPAF), Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEX), Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional (SINDAFEBOL) e a Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB).

 

Por: Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

Comentários

Comentários

Artigos de Categorias:
Esporte