Aluna da UFBA denuncia racismo em shopping: ‘abordaram como bandida’

3 anos Anterior written by

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) afirma que foi vítima de injúria racial por funcionários de uma loja de departamento no Shopping Iguatemi, emSalvador. Ana Paula Bispo, de 30 anos, aluna do curso de Produção Cultural, afirma que viveu a situação no sábado (8) e que já prestou queixa na 16ª Delegacia Territorial (DT), situada no bairro da Pituba.

Segundo Ana Paula, ela foi à loja realizar pagamento quando foi abordada por um funcionário, que a teria acusado de roubo de um par de brincos. “Quando eu estava olhando uns objetos, fui abordada por um funcionário, que ordenou que eu tirasse o brinco da bolsa. Aí eu tirei tudo, porque me senti coagida, e ele pediu que uma outra funcionária, que foi quem pediu para ele me abordar, que olhasse. Aí ela olhou e não encontrou o brinco. Eu acionei a supervisora e, quando ela apareceu, se desculpou e disse que isso não era procedimento da loja, que eram funcionários novatos”, relatou.

Denúncia de racismo foi postado em página de Ana Paula Bisco no Facebook (Foto: Reprodução/TV Bahia)Denúncia de racismo foi postado em página de Ana
Paula Bisco no Facebook (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Ana Paula conta que fez questão de registrar uma reclamação na Central de Atendimento da loja e na delegacia do bairro. “Para mim, foi um caso claro de racismo institucional. Me senti discriminada porque eu não vejo esse tipo de coisa acontecendo com pessoas branquinhas, com uma situação financeira diferente. Por mais que houvesse desconfiança, a abordagem deles já foi me colocando como culpada, como bandida”, afirma.

O G1 entrou em contato com o Shopping Iguatemi, que informou que, como o caso ocorreu dentro uma loja, irá analisar se irá vai emitir posicionamento. Já a assessoria de comunicação da loja não respondeu ao contato do G1. A estudante afirma que, embora tenha feito um relato sobre caso à polícia, irá retornar nesta segunda-feira (10) à delegacia para assinar a ocorrência e detalhar a situação.

 

(g1)

Comentários

Comentários

Artigos de Categorias:
Bahia