Dep.Estadual Alan Sanches homenageia Amargosa na ALBA pelo aniversário de emancipação política

3 meses Anterior written by

O Deputado Estadual Alan Sanches, não poderia deixar de prestar uma Homenagem pela passagem dos 127 anos de Emancipação Política do pujante Município de Amargosa, trazendo à baila um pouco da história dessa simpática terra, de povo vibrante e lutador.


O nobre Deputado numa breve narrativa expressa na Moção de Congratulação pelos mais de um século de Emancipação Política do Município de Amargosa, fazendo com que essa homenagem faça parte dos Anais da Assembleia Legislativa, ao tempo em que divulga na mídia o dia 19 de Junho, data essa que orgulha todo povo Amargosense, principalmente pela proximidade dos festejos juninos, festa forte e enraizada no calendário festejos na Bahia.    
 Confira a moção na íntegra

MOÇÃO Nº 21.775/2018

Moção de Congratulações ao Município de Amargosa, pela passagem do seu 127 anos do aniversário de Emancipação Política.

O deputado que a esta subscreve, amparado pelo Regimento Interno desta Casa Legislativa, faz consignar na ata dos trabalhos de hoje, moção de congratulações ao Município de Amargosa – Ba, pela passagem do 127º aniversário de Emancipação Política, que ocorre em 19 de junho.

A região era primitivamente habitada pelos índios cariris e baetinga. O povoamento do território foi iniciado por famílias procedentes de Santo Antônio de Jesus e Nazaré, que ali se estabeleceram, desenvolvendo a agropecuária. A princípio os pioneiros encontraram sérios obstáculos, em virtude das febres e dos ataques dos selvagens que depredavam as fazendas já florescentes. Desbaratada a resistência indígena pelo governo da província, formou-se ali, o povoado Bom Conselho, elevado à freguesia em 1885, com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa em 1877, transferiu-se a sede para o arraial de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa, ficando assim criado o município. Em 1891, elevando-se a vila à cidade, simplificou-se a seguir para o nome de Amargosa. O topônimo originou-se da existência na região, de uma espécie de pomba, cuja carne apresentava um sabor dito por todos como amargo. No decorrer de sua história, Amargosa teve seu território desmembrado para formar os municípios de Brejões (1924) e Milagres, em 1961. Os nativos de Amargosa são chamados gentilicamente de amargosense.

Sua distância de Salvador é de 270 km pela BR 116, 240 km pela BR 101 e 164 por Ferry Boat, via Nazaré das Farinhas.

A dinâmica e o desenvolvimento regional modificaram a área de Amargosa, elevada à cidade em 19 de junho de 1891, pelo então Governador do Estado da Bahia, José Gonçalves da Silva, esse ato, porém, só foi efetivado em sessão solene do Conselho Municipal, realizada em 02 de julho de 1891.

Cidade Progressista, sua população atual está estimada em mais de 38.000 pessoas (IBGE 2017), sua área territorial é de 431.673 km2, sua densidade demográfica pode ser considerada muito boa , ou seja 74.16 por km2, tem um dos São João mais participativo do Estado da Bahia, guardando a velha tradição, com uma rede de acolhimento vasta a todos os visitantes que procuram-na para comemoração dos festejos juninos, povo alegre, participativo e acolhedor

Belas praças e jardins, clima agradável, fartas paisagens naturais, progresso econômico crescente, tudo isso faz com que Amargosa seja uma cidade de referência no interior da Bahia, por tudo isso, essa bela cidade é conhecida Nacionalmente e internacionalmente como “Cidade Jardim” visto suas praças repletas de muito verde e pelo espírito de preservação ao meio ambiente.

Nesse contexto, Amargosa, por suas particularidades e especificidades históricas, passou, oficialmente, a fazer parte do Recôncavo, sendo que no plano econômico ia além da cultura de subsistência, destacando-se, em período anterior dessa reorganização regional, por sua forte economia cafeeira. E só a partir de 2007, com a política de desenvolvimento territorial do Estado da Bahia, a cidade passou a integrar o rol dos 25 municípios que compõem o Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá., existindo atualmente algumas fábricas, com destaque para a Fábrica de Calçados Ferracini, ofertando quase 400 novas vagas, puxando no seu portifólio da linha de criação, empresas prestadoras e fornecedoras de matérias primas e serviços.

A região de Amargosa no Estado da Bahia, outrora de grande importância e dinamismo, vem sofrendo transformações econômicas, sociais e políticas ao longo do do século XXI em face do seu crescimento constante e localização privilegiada entre duas grandes rodovias de integração e escoamento produtivo, BR 101 e a BR 116, todas levando e trazendo riquezas para o Sul e para o Norte do nosso país.

Por todo exposto na qualidade de Deputado Estadual, deixo registrado nos anais da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a nossa alegria e os nossos parabéns a todos os amargosenses pelos 127 anos de emancipação política do pujante e progressista Município de Amargosa -Ba.

Requer-se, finalmente, que se dê ciência da presente Moção ao Sr. Prefeito da Cidade e seu Vice, ao Presidente da Câmara Municipal e seus vereadores, a fim de que todos possam partilhar da homenagem feita ao importante Município de Amargosa.

Sala das Sessões, 13 de junho de 2018

Deputado Alan Sanches

 

Comentários

Comentários

Artigos de Categorias:
Amargosa · Bahia