A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) tem por objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental.
O MEC acabou de divulgar o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização 2014. No mesmo caminho do que ocorreu com a Prova Brasil, que mede a aprendizagem dos estudantes do 5º e 9º ano, do ensino fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a Avaliação Nacional da Alfabetização revelou um retrocesso na educação de Amargosa.
Em Leitura:
76,11% dos estudantes do 3º ano da rede municipal se encontram ainda nos níveis I e II, ou seja, não estão alfabetizados;
Em Escrita:
Apenas 2,7 dos estudantes do 3º ano escrevem ortograficamente palavras com as diferentes estruturas;
Em Matemática:
Apenas 9,6% dos estudantes do 3º ano conseguem ler medidas, calcular adição de duas parcelas e resolver problemas simples, de forma satisfatória.
Os dados acima revelam, de forma inequívoca, a maneira desastrosa como a gestão da prefeita Karina e de sua secretária de educação vem negligenciando a educação municipal de Amargosa. Trata-se de uma verdadeira tragédia da educação municipal de Amargosa, em uma das etapas extremamente importante para o percurso escolar dos estudantes, que é o ciclo da alfabetização.