AMARGOSA: Vereadores visitam escolas e descobrem irregularidades na merenda escolar oferecida aos alunos

7 meses Anterior written by

Na manhã desta terça-feira (22) os Vereadores de Amargosa realizaram mais uma ação da Blitz da Oposição. Participaram da ação os Vereadores Oldaque Maia (PPS) e as Vereadoras Vera do Fórum (PSC) e Viviane Santana (PSDB). Os Vereadores Charuto (PSB) e Val Cintra (DEM) por outras questões justificaram suas ausências, mas confirmaram presença na ação da blitz na semana que vem. A Bliz que tem como objetivo da ação é fiscalizar a execução dos serviços públicos oferecidos à população teve no dia hoje inúmeras atividades. As primeiras visitas aconteceram na Escola Municipal Dom Florêncio Sisinio Vieira e na Escola Municipal Professora Rosalina Souza Bittencourt. Na ocasião, os Vereadores identificaram que a estrutura física de ambas as Unidades de Ensino encontram-se em estado delicado, afinal não houve pintura durante este ano, as paredes estão sujas e a merenda escolar não vem seguindo o cardápio por falta de itens estabelecidos pela própria Prefeitura. 

Outra Unidade Escolar visitada foi o anexo da Escola Municipal Professora Edelvira Sales Andrade, nesta, os Vereadores identificaram que a Unidade Escolar passou por uma reforma no inicio do ano letivo, o que melhorou as condições físicas do local, no entanto, foi constatado que visivelmente a escola tem estado suja, a merenda escolar também encontra- se fora do cardápio escolar estabelecido. Na escola, chamou a atenção dos Vereadores a iniciativa em criar um jardim de parede (suspenso), iniciativa de um dos porteiros que deixou a escola mais bonita.

Na Creche Tia Marú, os Vereadores identificaram a melhor organização dentre as Unidades de Ensino visitadas, a creche encontra-se arrumada, a merenda escolar seguindo o cardápio estabelecido e os espaços limpos, a única ressalva é a necessidade de uma ampliação na área de lazer para as crianças.
Outro setor visitado pelo trio foi a Unidade de Saúde da Jaqueira, onde os Vereadores flagraram a sala de atendimento Odontológico sem funcionar devido à falta de materiais básicos, como por exemplo, bolinhas de algodão, anestésico, sugador, escovinha para limpeza, dentre outros. Ainda na Unidade de Saúde foi constatado que a farmácia local encontra-se em situação precária, faltam medicamentos básicos como Predinisona solução e de 5 mg, Omeprazol 20 mg, Hidróxido de Alumínio, Atenalol 10 mg,  dexametasona creme,   Amoxilina Suspensão, AAS 100 mg, Cefalexina comprimidos, Ciprofloxacino 250 mg e 500 mg, diclofenaco comprimido, dexcloferinamina dentre outros.
Seguindo as ações da Blitz, os Vereadores visitaram o Almoxarifado da Educação/Merenda Escolar, onde encontraram verduras armazenadas de forma imprópria dentro de um freezer bem como produtos alimentícios armazenados dentro de sacos de lixo. Os vereadores ainda confirmaram o que já suspeitavam: “é mentirosa a informação do Prefeito Municipal de que no município existem 72 itens da merenda escolar disponíveis para os alunos da rede municipal de Ensino”. Outro almoxarifado visitado foi o central, localizado na Avenida Aberlado Veloso, onde foi identificado que o espaço encontra-se em perfeito estado de organização, com servidores identificados e com atendimento de primeira qualidade.
Os Vereadores identificaram que em todas as Unidades de Ensino os alunos ainda não receberam o fardamento novo e que as profissionais que manipulam os alimentos também não receberam por parte da Prefeitura Municipal fardamento adequado, mesmo assim, todas utilizam toucas para o manuseio dos alimentos. Mais uma vez, os Vereadores lamentaram a falta de compromisso do atual gestor com as ações mínimas para com a educação e a saúde do município e afirmaram que outras providências devem ser tomadas diante da falta de compromisso da atual gestão com o povo de Amargosa. Fonte: ASCOM/Blitz da Oposição

Comentários

Comentários

Artigos de Categorias:
Amargosa · Bahia