TERNO DE REIS ALECRIM AMARGOSA: UM OLHAR SENSÍVEL PARA O RESGATE DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA.

6 anos Anterior written by

A Casa de Brincar Alecrim é um espaço lúdico que oportuniza as crianças da cidade de Amargosa um ambiente lúdico, prazeroso, cultural e artístico. Trabalha-se através de jogos, brincadeiras regionais e populares, às emoções, as vivências corporais e sociais. Neste processo ocorre o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da autonomia, da construção do conhecimento e das habilidades.

Destaca-se que na Casa de Brincar, há o favorecimento para o conhecimento da Cultura Popular brasileira através das músicas, da culinária, histórias, causos e lendas, dos jogos e das brincadeiras típicas, regionais e locais. Neste espaço procuramos valorizar a criança lúdica, imaginativa, criativa, sensível, peralta, arteira e espontânea que existe dentro de cada um dos nossos brincantes.

A Casa de Brincar Alecrim teve início no dia 02 de março de 2015, por iniciativa da Pedagoga, Brinquedista e Especialista em Educação Infantil Rafaela Guimarães e da especialista em Educação Infantil Teresa Cristina Bittencourt Andrade, se tornando um projeto singular de valorização da infância.
Pensando no resgate e na preservação da Cultura Popular brasileira e a partir da leitura do livro: Eternamente Rosa Menina da autora Regina Cruz do Nascimento, filha de Silvano e Luíza fundadores do Terno Rosa Menina, fundado em 1945, e considerado o terno mais importante e mais antigo da Bahia. Surge o projeto: Terno de Reis Alecrim. Idealizado por Rafaela Guimarães e Teresa Cristina Proprietárias do espaço, Hannah Bastos Teatróloga e professora das oficinas de teatro da Casa de Brincar Alecrim e da Trupe de Teatro Pinta e Borda e de Ana Carla Nunes Historiadora, Pesquisadora de Festas Populares da Bahia e Mestranda em Educação.
Esta proposta de resgate surgiu por interesse das professoras no resgate da cultura do Terno de Reis em Amargosa que está praticamente extinta, mas muito mais que isso, possibilitará a promoção da cultura popular presente no Terno, permitirá a valorização da cultura, memória e história.
O evento acontecerá no dia 09 de dezembro num cortejo que sairá da Casa de Brincar Alecrim às 18h, em direção a Praça do Bosque, ao qual culminará numa apresentação teatral de um Auto de Natal pelos brincantes da Casa de Brincar Alecrim e da Trupe de Teatro Pinta e Borda. As crianças estarão vestidas a caráter, dançando e cantando canções da MPB, assim, como cantigas e ladainhas próprias dos Reisados e Ternos de Reis. Desta forma, estaremos reafirmando a importância da preservação das tradições e manifestações populares para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e identidade cultural.
Será uma grande festa de manutenção, preservação e celebração da Cultura Popular!!

INFORMAÇÕES E CONTATOS:
EVENTO GRATUITO
DATA DO EVENTO: 09.12.15, às 18h saindo da Casa de Brincar Alecrim.
Endereço da Casa de Brincar Alecrim: Rua Drº Albertino Passos, nº 86, Centro. Próximo a lotérica do Maracanã.
Email: [email protected]
Blog: www.brinquedotecaalecrim.blogspot.com.br
Tel.: (75) 9119-7369 / 8825-7693 / 071.9143-8301

Comentários

Comentários

Artigos de Categorias:
Amargosa · Bahia · Entretenimento

Deixe o seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.