Venda de portáteis cresce mais que a de linha branca

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O interesse crescente de tradicionais fabricantes de aparelhos de imagem e som e de eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira e lavadora) pelos eletroportáteis, que são aqueles itens de baixo valor unitário, com cafeteiras, ferro de passar, por exemplo, é explicado pelo forte desempenho desse segmento no País. No ano passado, as vendas de eletroportáteis somaram R$ 14,3 bilhões e cresceram 14,5% em relação a 2013, nas contas da empresa de pesquisa Euromonitor International. É mais que o dobro da taxa alcançada pela linha branca no mesmo período (7%). Alexis Frick, analista de pesquisa da empresa, aponta os fatores que, na sua opinião, explicam o desempenho de mercado dos eletroportáteis. O primeiro deles é o fato de o preço médio dos portáteis ser muito inferior ao de um eletrodoméstico de grande porte. Isso acelera as vendas desses produtos, especialmente num cenário de crise como o atual.Além disso, ele lembra que o número de lares que hoje têm geladeira, fogão e TV, por exemplo, é muito grande perto dos que têm uma cafeteira ou fritadeira. Nos últimos anos, o analista diz que, com a redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, houve um estímulo extra à compra desses eletrodomésticos básicos. Outro fator apontado por Frick para impulsionar as vendas de portáteis é a praticidade e o status que eles proporcionam. “A cozinha virou um espaço importante na casa para receber as visitas e se o consumidor não tem condições de comprar um geladeira, pode impressionar com uma cafeteira”, diz.

Estrelas: Pesquisa da Euromonitor mostra que as estrelas dos eletroportáteis atualmente são as máquinas de café, cujas vendas cresceram 30,5% entre 2013 e 2014, atingindo R$ 276 milhões. No mesmo período, as fritadeiras a ar registraram um aumento de 29,2% e somaram vendas de R$ 1,5 milhão. Enquanto o consumo de fritadeiras e cafeteiras explode, as vendas de TVs têm crescimento bem menor. Aumentaram 11,7% de 2012 para 2013 e devem encolher 3% até 2018. Com informações do Estadão Conteúdo.

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